QUEM SOU

BIOGRAFIA

Coreógrafo Jamaicano-Americano, David J. Amado formou-se em Música na Columbia University em Nova Iorque.

Iniciou o seu treino em dança com Donlin Foreman na técnica Graham e, logo depois, tornou-se um aprendiz com a Companhia Alpha Omega Theatrical Dance (AOTD) sob a direção de Enrique Cruz de Jesus. Desde então dançou com Ballet des Amériques em Nova Iorque, Corpo Cidadão em Belo Horizonte e Chapitô em Lisboa. Teve o privilégio de realizar obras de Rodrigo Pederneiras, David Gordon e Eleo Pomare, e apresentou-se no Jacob's Pillow Dance Festival em "Inside / Out". Foi destacado pela revista Dance Teacher (EUA Ed. Junho de 2016) referente a seu trabalho com o programa BalletX Dance eXchange, onde pôde aprofundar a sua compreensão do ensino através do National Dance Institute em Nova Iorque. David também realizou filmes de dança e o seu trabalho audiovisual "Drift" foi apresentado na edição de 2017 do tanzhafenFESTIVAL na Áustria."

Atualmente reside em Lisboa, Portugal, e é professor de Ballet na Jazzy Dance Studios onde ganhou a distinção Professor Revelação de 2019. . 

 
 

MISSÃO

David J. Amado é um bailarino, professor de dança e coreógrafo com uma carreira que abrange três continentes.

Com a experiência adquirida, David desenvolveu seu próprio estilo de ballet contemporâneo e estilo afro-jazz; Ambos os estilos são fundidos com suas raízes caribenhas e outras influências diaspóricas Africanas.

Através da dança o David J. Amado tenta providenciar formação aos mais desfavorecidos com grande foco em grupos étnicos carenciados.

Como coreógrafo, sua missão é usar o ballet para contar as histórias de pessoas de várias étnicas e orientações sexuais. Trazendo uma representatividade explícita, os bailarinos são encorajados a atingir seu potencial autêntico.

Além do ballet, David tem um fundo de dança versátil que inclui, mas não se limita a: Dança Moderna (Graham, Horton, Limon), Hip Hop (House, Vouge /Waacking, Dança Comercial), Dança Afro-Caribenha, bem como Dança Afro-Brasileira.

Todos esses elementos ajudam David a abordar a pedagogia e a coreografia do ballet com uma mentalidade versátil, dando a oportunidade ao público de expandir seu paradigma com respeito o que é "ballet".
 

 

DESTAQUES

Apresentado duas vezes no programa de televisão da RTP África (Portugal), Bem-vindos - uma vez por seu trabalho com a Agada Companhia de Dança Afro Contemporânea, e uma vez por seu papel coreográfico no concurso Miss Drag Lisboa.

"Drift", o seu trabalho audiovisual, foi apresentado na edição de 2017 do tanzhafenFESTIVAL na Áustria.

Destacado pela revista nacional Dance Teacher Magazine (EUA Ed. Junho de 2016) referente a seu trabalho com o programa BalletX Dance eXchange,

Destacado pelo jornal The Philadelphia Inquirer (EUA) por fazer parte da exibição de arte da rua, #TrashCanTakeOver.

Apresentado no Jacob's Pillow Inside /Out Festival, um festival de dança americana prestigioso para companhias de dança estabelecidas, com Alpha Omega Theatrical Dance Company.

CONTACT DAVID J. AMADO

Lisbon, Portugal

© 2018 by David J. Amado. Proudly created with Wix.com

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle